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  • A lição das ruas para as empresas

    Escrito por Luiz Marins

    Muitas pessoas me perguntam quais lições as empresas podem tirar dos recentes protestos de rua no Brasil. Acredito que sejam várias, no mínimo cinco:

    • Em primeiro lugar é preciso prestar atenção às condições de trabalho de nossos colaboradores. Nem sempre os dirigentes têm ouvidos ou levam a sério as manifestações de insatisfação e infelicidade de seu pessoal. É preciso ter sensibilidade para ver se realmente os salários são justos e as condições de trabalho e clima empresarial satisfatórios.
    • Em segundo lugar é preciso ver se os privilégios dos dirigentes não estão se tornando exagerados aos olhos da maioria dos colaboradores. É preciso prestar atenção para ver se os dirigentes cumprem as normas e procedimentos exigidos, por exemplo, em relação a horários, uso de equipamentos de segurança, realização de atividades particulares no horário de trabalho, etc.
    • Em terceiro lugar é preciso lembrar que os colaboradores têm o direito de saber a realidade verdadeira e não enganosa da empresa em que trabalham.  Há empresas que mentem para seus colaboradores de forma continuada e acreditam que isso pode ser feito impunemente e sem consequências. Uma comunicação verdadeira e eficaz é muito importante para as pessoas.
    • Em quarto lugar é preciso não cair na ingenuidade de acreditar que os colaboradores não tenham consciência a respeito dos itens acima. De que eles não saibam dos privilégios e não percebam as condições precárias de trabalho e que a empresa falta com a verdade.
    • E em quinto lugar é preciso entender que não existem duas vidas numa pessoa – a vida do trabalho e a vida pessoal. Por isso mesmo somos chamados “indivíduos” que significa indivisível. Temos uma vida só. Portanto a empresa deve ter uma genuína preocupação com o bem estar de seus colaboradores tanto no trabalho como proporcionar condições de um equilíbrio entre trabalho e família, vida pessoal e profissional. Na realidade, empresas inteligentes acreditam que a família “empresta” seus membros para a empresa por um período de tempo todos os dias e cabe a ela (empresa) devolver esse indivíduo melhor do que recebeu da família e não estressado, depauperado, irritado, etc.

    O povo tem saído às ruas porque está insatisfeito por motivos concretos – saúde, educação, transporte público, etc. Os dirigentes (políticos) mostram-se surpresos e querem “negociar” apresentando propostas abstratas como plebiscitos, reforma política, etc. acreditando com isso “acalmar os ânimos” do povo. Será isso o que o povo quer? Esquecem que o povo não é bobo.

    Que lições as empresas podem tirar disso tudo?

    Pense nisso. Sucesso!

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