Escrito por Luiz Marins
(Artigo escrito em novembro de 2000)
1. O Brasil é um cálice de vinho com metade cheia e metade vazia. Mas parece termos o hábito de nos autoflagelar vendo apenas a parte vazia desse cálice.
2. Acredito que seja o momento de passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica sobre o momento atual brasileiro.
3. Vejo jovens confusos a respeito do Brasil. Os jornais mostram a desgraça, o estupro, as balas perdidas… e esse pessoal continua vindo para o Brasil? As empresas espanholas e portuguesas acabam sendo maiores aqui do que na própria Espanha e Portugal. Os franceses começam a investir pesadamente no Brasil em todos os setores, os alemães da mesma forma. A União Européia deseja integrar-se ao Brasil num projeto para estar à frente do desejo americano da antecipação da ALCA de 2005 para 2003. Acredito que seja hora de explicar o Brasil com dados e informações.
4. Todos os jornais estamparam para o mundo todo que éramos 5 milhões de índios no Brasil em 1500. Algum maluco, com base em especulações referentes à mortalidade infringida pelos espanhóis no México, chegou à conclusão absolutamente absurda de que éramos 5 milhões e isso virou “verdade”!
5. E assim logo dizemos que temos 120.000 desabrigados nas ruas de São Paulo, 45 milhões de miseráveis, etc., etc.
6. Até quando seremos obrigados a engolir essas afirmações? Por que esse “auto-flagelo” a que nos impomos a todo instante?
7. Para passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica e compreendermos o que está acontecendo, temos que saber que o mundo tem o que se chama de “mercados maduros”. “Mercado maduro” é o mercado em que o crescimento do consumo é equivalente ao incremento vegetativo da população ou seja se a população cresce aumenta o consumo, se não cresce o consumo continua “flat”.
8. O consumo de cerveja nos EUA, por exemplo, cresceu 2% acumulados nos últimos 5 anos e deverá crescer apenas 2% nos próximos cinco anos.
9. No Japão prefeituras exigem um atestado que declare que você tem onde colocar seu carro para que um concessionário possa vender um automóvel novo a você problema de espaço vital.
10. O consumo de biscoitos na Inglaterra não cresce.
11. O de massa na Itália não cresce.
12. Esses mercados maduros EUA, Europa e Japão onde se encontram as empresas igualmente maduras IBM, Toyota, Electrolux, etc. precisam de mercados emergentes onde o crescimento do consumo seja maior do que o incremento vegetativo da população.
13. Quais são esses maiores mercados hoje no mundo? Brasil, Índia e China.
14. Mas não nos iludamos muito com a China. A China tem 76% de sua população em campesinato.
15. A Índia 72% e o Brasil 22%.
16. Alguns dirão que com mais de 1 bilhão de habitantes, tanto a China quanto a Índia só de não-campesinos têm população maior do que a do Brasil inteiro. Mas a estrutura dessas sociedades é “campesina” e não-ocidental. Assim, o país pronto para consumir produtos ocidentais de alguma tecnologia é o Brasil e por extensão o Mercosul.
17. O mercado brasileiro, segundo dados da A.C.Nielsen, cresceu nos últimos 5 anos:
· 859% em fraldas descartáveis
· 369% em mistura para bolos
· 310% em alimentos para gatos
· 282% em leite flavorizado
· 273% em alimentos para cães
· 219% em leite longa vida
· 201% em massas instantâneas
· 176% em cereais matinais
· 116% em carnes congeladas
· 81% em água mineral
Fonte: AC Nielsen
18. O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:
· 1,3 milhão de lavadoras de roupa
· 82% mais que no Canadá
· 4o. Maior mercado do mundo
· 9 trilhões de litros de refrigerantes
· 343% mais que no Canadá
· 3o. Maior mercado do mundo
· US$1,3 bilhão em alimentos “diet ou light”
· US$100 milhões em 1990
· US$6 bilhões em 2010
· 63,4 mil toneladas de creme dental
· 456% mais que na Itália
· 51,4 mil títulos de livros
· 12% mais que a Itália
· US$1,2 bilhão em CD’s
· 5o. maior mercado fonográfico
· 681,9 mil toneladas de biscoito
· 27% mais que o Japão
· 2o.maior mercado do mundo
· 3 milhões de geladeiras
· 66% maior que o Reino Unido
· 4o.maior mercado do mundo
· 11 milhões de usuários da Internet
· 95% das declarações de IR foram enviadas via Internet
19. Vejamos apenas dados referentes às residências no interior de São Paulo:
· 97% tem geladeira;
· 94% tem TV em cores;
· 91,3% tem Máquina de Lavar;
· 78,3% tem Videocassete;
· 33,3% tem Freezer.
Fonte: SEAD – Pesquisa de Condições de Vida
· E é importante que saibamos que somente a chamada classe média e emergente no Brasil hoje representa 35 milhões de famílias: (IBGE)
20. Assim, só a classe média e emergente no Brasil é:
· Maior que a população da Alemanha.
· Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos.
· É maior que a França e Canadá – juntos.
· Equivale a um terço da população dos Estados Unidos.
· Equivale a 72% da população do Japão.
21. Nós também não temos consciência de que o Brasil representa 42% do PIB da América Latina incluindo o México e seu PIB representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento, incluindo a China, segundo dados do Banco Mundial e da SOBEET.
22. E que todo o PIB da Argentina equivale ao Interior do Estado de São Paulo; todo o PIB do Chile equivale ao grande Campinas e que todo o PIB do Uruguai equivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo.
24. Também não temos muita consciência de que o desemprego no Brasil é medido pelo IBGE em apenas 5 grandes cidades e com base no seguro desemprego. Assim temos os dados (julho 2001) que o desemprego é de 6,2% – Brasil – medido apenas em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio, São Paulo, Porto Alegre. O desemprego no Japão em Julho de 2001 foi de 5,3% , na Espanha é acima de 10%.
25. Se o desemprego do setor secundário (indústria) é grande, temos o terciário da economia (comércio e serviços) como o grande gerador de emprego e renda do século XXI.
26. Assim, alguns dados merecem uma análise:
27. O Shopping Center de Recife tem 7.500 funcionários.
28. O Shopping São Luís (MA) 5.000 funcionários.
29. Só de vendedoras de cosméticos de porta-em-porta, temos 1.500.000 pessoas, segundo dados informados pelas empresas AVON, Natura, Pierre Alexander, Claude Bergère e Amway.
30. Só os supermercados no Brasil são 25.000 empresas, 55.000 lojas, 667.000 empregos diretos e 2 milhões de empregos contando com promotores, degustadores e fornecedores, segundo dados da ABRAS Associação Brasileira de Supermercados.
31. As 54 maiores agências de publicidade do Brasil, geram 4.369 empregos diretos e a maioria do pessoal de uma agência é terceirizado.
32. As nove maiores empresas de telemarketing sozinhas (contando somente operadores próprias) geram mais de 34.000 empregos.
33. O Brasil é o 9o. País do mundo em Poder de Compra com mais de US$1 trilhão de dólares em Purchasing Power Parity. Hoje o ranking é: EUA, China, Japão, Alemanha, Índia, França, Inglaterra, Itália, Brasil. A Previsão é que passe para o 5o. lugar em 2001, atrás da Alemanha.O Brasil é o único país do hemisfério sul dentro do projeto Genoma. Já fizemos três tracings de DNA com sucesso.
35. O único jornal diário de moda no mundo, o inglês Women’s Wear Daily afirma que em cinco anos “moda será assunto tão comentado no Brasil quanto futebol” e o Le Monde (francês) e o The Sunday Times publicaram em primeira página – “Brasil, capital mundial da moda”.
36. Somos o quinto país do mundo em número de telefones fixos instalados depois dos EUA, China, Japão e Alemanha. São vendidos 650.000 celulares novos por mês no Brasil.
37. Segundo dados oficiais, temos 6.890 empresas certificadas com ISO 9000 no Brasil. O segundo colocado na América Latina é o México com 265, seguido pela Argentina com 263, Venezuela 81, Peru 7, Cuba 2.
38. Temos hoje a maior produtividade por hectare na soja e em outros produtos, graças a uma revolução tecnológica silenciosa que vem ocorrendo na agricultura brasileira. Durante mais de vinte anos a produção de grão não conseguia ultrapassar as 50 milhões de toneladas. Estamos hoje com 94 milhões de toneladas.
39. 97,3% das crianças de 7 a 14 anos e 78,5% dos jovens entre 15 e 17 anos freqüentam escola no Brasil. De cada 100 crianças brasileiras hoje, temos apenas três fora da escola. Mas logo falaremos do “nível baixo da educação nas escolas…”. Mas primeiro é preciso colocar as crianças na escola e daí melhorar o sistema educacional com a formação de melhores professores, etc.
40. E também temos que saber que o Brasil é o país com o maior sucesso no combate à AIDS um dos maiores problemas de saúde do mundo contemporâneo com epidemia na China declarada pelo governo chinês, por exemplo.
41. Se somos 33 milhões de pobres somos também 136 milhões de “não-pobres” e isso quer dizer muita coisa num mundo de mercados maduros.
42. Mas não se pode falar bem do Brasil. Confundimos Estado, Nação, Pátria e Governo. Não se mostra a parte cheia do cálice chamado Brasil porque teme-se estar “falando bem do governo” e falar bem dos governos no Brasil parece ser crime inafiançável.
43. É claro que temos uma parte vazia no cálice chamado Brasil. Não podemos nem devemos ser “Polianas” , ou “Alices” no País das Maravilhas para afirmar que só temos coisas excelentes e que não temos problemas sérios como a mais perversa redistribuição de renda, violência nas grandes metrópoles, etc. Mas não podemos nos auto-flagelar o tempo todo acreditando que o Brasil é somente um país de corruptos, balas perdidas, estupros, desmesurada violência e que todo brasileiro é um infeliz por ter nascido nesta terra de Cabral.