• Pesquisa I

    Qual o maior desafio do executivo ou trabalhador nos dias de hoje?
  • Pesquisa II

    O que você considera "atendimento excelente"?
  • Visitas Totais

    317635
    Usuários hoje : 534
    Total de usuários : 317635
  • A Revolução Gerencial segundo Peter Drucker

    A REVOLUÇÃO GERENCIAL

     

    Luiz Marins

     

    Em seu livro “Sociedade Pós Capitalista” (Ed. Pioneira, 1993) Peter Drucker, o Pai da Administração Moderna, fala da evolução do conceito de “gerente”.

    Afirma Drucker que logo após a segunda guerra mundial que foi de 1939 a 1945, um gerente era definido como “alguém que é responsável pelo trabalho de subordinados.” Em outras palavras o gerente era um “chefe” e gerência era uma posição de poder.

    Já nos anos 50 do século XX, a definição de gerente já havia mudado para “alguém que é responsável pelo desempenho das pessoas”.

    Drucker afirma, porém que essa definição também não é completa. A definição completa e correta é aquela de afirma que “gerente é alguém responsável pela aplicação e pelo desempenho do conhecimento.”

    Esta mudança, explica Drucker, é porque hoje vemos o conhecimento como recurso essencial de qualquer organização.

    Terra, mão-de-obra e capital são importantes, afirma ele, mas como “restrições”, pois sem eles nem mesmo o conhecimento pode produzir. Mas a partir daí a gerência eficaz significa “a aplicação do conhecimento ao conhecimento” que fará com que a organização obtenha novos recursos, sempre a partir da gestão do conhecimento. Isso ele chama de “Revolução Gerencial.”

    O essencial, no entanto é que essa evolução da gerência significa que não basta uma pessoa ser culta, inteligente, saber muitas coisas. O gerente precisa entregar resultados práticos e não só teóricos. De nada adianta um gerente ser muito competente em coisas sem importância prática para o resultado concreto de uma organização.

    Na idade antiga e na idade média, a base do conhecimento era a gramática, a lógica e a retórica. As pessoas eram ensinadas a saber o que dizer e como dizer o que deveria ser dito.

    Hoje um gestor tem que saber o que fazer e como fazer o que precisa ser feito. A maior mudança foi do saber dizer, para o saber fazer. Isso faz o gerente eficaz.

    Uma sociedade baseada no conhecimento, na aplicação prática da ciência — o que se chama de tecnologia — exige gerentes que saibam o que fazer e façam o que deve ser feito e não apenas teóricos encastelados em suas salas, distantes da realidade concreta da empresa, da organização, das pessoas e do mercado.

    Pense nisso. Sucesso!

     

  • Enquetes: vote e veja os resultados

  • Redes Sociais

  • Associadas

  • Notícias Entrevistas Televisão

  • TUTORIAIS

    Como criar / editar posts

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas

    Como criar mensagem em vídeo

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas