ASSÉDIO: TODO CUIDADO É POUCO!
Escrito por Luiz Marins
Independentemente da opinião pessoal sobre o tema, a realidade é que todos nós, sem exceção, temos hoje que tomar um enorme cuidado com qualquer comportamento que possa ser considerado “assédio”, seja moral, seja sexual, no ambiente de trabalho e em qualquer situação, mesmo fora do próprio ambiente físico da empresa.
É preciso compreender que muitos comportamentos tidos como “normais” e sem nenhuma intenção maléfica, são hoje considerados inaceitáveis. E com relação a esse tema não vale nenhuma consideração a respeito da intenção ou mesmo do consentimento das partes.
Comportamentos que possam ser interpretados como “assédio” moral ou sexual, devem ser eliminados e ponto final.
Assim muito cuidado com abraços, beijinhos e pequenos toques. Também devemos evitar quaisquer palavras ou comentários, mesmo elogiosos e sinceros, que possam ser considerados, mesmo remotamente como uma forma de assédio, mesmo através das redes sociais ou remotamente. Assim, comentários sobre o modo de vestir, estilo de cabelo ou qualquer outros, devem ser evitados.
E esse conselho serve tanto para homens como para mulheres. Estão aumentando as denúncias de assédio feito por mulheres em relação a homens, sejam colegas, superiores ou subordinados, afirmaram diretores de RH das empresas que consultamos. Há também casos de denúncia de assédio entre pessoas do mesmo sexo, relataram esses diretores,o que vem tornando o tema ainda mais complexo.
Na discussão que tivemos com esses dirigentes de empresa, o que ficou claro é que uma simples denúncia pode arruinar a carreira de um colaborador ou colaboradora para sempre. Não adianta haver provas que inocentem o denunciado ou denunciada, disseram, o estrago já foi feito e a empresa tem que tomar uma atitude forte em relação a esses casos. Esse é o fato!
E é preciso nunca esquecer, que além do assédio sexual, há o assédio moral, mais difícil de ser comprovado, mas que igualmente deve ser tratado com muito cuidado e atenção.
Segundo o TST —Tribunal Superior do Trabalho — assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. E o mesmo grupo de dirigentes afirmou que as denúncias de assédio moral igualmente estão aumentando a cada dia.
É importante ressaltar que o tema do “assédio” deixa sempre margem a muita subjetividade e dependerá sempre das circunstâncias. E é justamente por isso que deve ser sempre evitado qualquer comportamento que possa ser visto ou interpretado como assédio, seja moral ou sexual.
Todo cuidado é pouco!
Pense nisso. Sucesso!