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  • Como fidelizar os clientes mais importantes de nossa empresa?

    FIDELIZANDO OS MELHORES CLIENTES

     

    Luiz Marins

     

    Muitos clientes me perguntam qual a maneira mais eficaz para fidelizar os melhores clientes — aqueles que não queremos e não podemos perder.

    Além da minha observação como antropólogo e consultor, fiz uma pesquisa junto a vários clientes para saber a experiência deles.

    Sem dúvida alguma, a maneira mais eficaz é manter um bom relacionamento com aquele cliente que preciso fidelizar ou com uma empresa-cliente.

    O problema é que um bom relacionamento ou “marketing de relacionamento” como se costuma dizer deve ser feito com muito cuidado, pois muitas vezes, se for mal feito, pode piorar o relacionamento ou mesmo, como me relataram vários clientes, perder o cliente por irritá-lo e dar a impressão de suborno, o que hoje é um assunto muito delicado e tratado pelos códigos de ética e pelas normas de compliance das empresas.

    Assim, como sempre afirmo, a primeira coisa a fazer é estudar cada cliente e cada empresa-cliente para descobrir suas normas de compliance e saber quem é a pessoa chave, aquela que toma decisões em relação aos seus produtos ou serviços. De nada adianta ter um excelente relacionamento com a pessoa errada ou pouco relevante no processo decisório em relação à sua empresa.

    Em seguida é preciso estudar aquela pessoa para saber o que ela valoriza, seus hobbies, suas preferências esportivas, a qual religião pertence, como é sua família etc.

    Depois desse estudo é preciso fazer um pequeno projeto para decidir se as ações devem ser feitas em grupo com outros clientes ou individualmente e o que fazer, quando fazer e como fazer.

    Muitas vezes, ações para grupos de clientes podem ser preferíveis, como viagens de estudos e visitas a empresas, feiras e exposições, congressos etc. para evitar a transgressão de códigos de ética e de compliance. Assim, é preciso evitar presentes individuais que quase sempre ferem essas normas e códigos, podendo mesmo prejudicar aquele com quem queremos nos relacionar melhor.

    Portanto, antes de fazer qualquer ação de relacionamento com clientes, principalmente os mais importantes para nossa empresa, é preciso estudar com cuidado cada cliente e cada situação, para que o resultado seja realmente positivo e atinjamos nosso objetivo de fidelização.

    Pense nisso. Sucesso!

     

     

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