DESCOMPLICANDO O MARKETING
Luiz Marins
Marketing é estar atento às tendências do mercado, para identificar e produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer e nem sempre sabe que quer.
Em primeiro lugar é preciso estar muito atento às tendências do mercado. Estar sempre fazendo as perguntas certas: o que a tecnologia estará oferendo e poderá afetar o meu produto ou serviço? O que meus clientes estarão solicitando daqui a dois anos? Quem serão meus concorrentes? O que meus concorrentes estarão oferecendo? Qual a tendência nos preços, na inflação? Quais eventos externos poderão impactar o meu mercado? Como serão os meios de pagamento? Quais formas de compra serão utilizadas daqui a dois anos? Etc., Etc.
Após um sério trabalho de identificação das tendências do mercado, tenho que produzir e produzir rapidamente, pois assim como eu estou identificando essas tendências, meus concorrentes também estarão. De nada adianta identificar, identificar, identificar e não produzir—sejam produtos ou serviços—que identifiquei.
E devo produzir, rapidamente, aquilo que o cliente quer e nem sempre sabe que quer e não tem sequer a obrigação de saber que quer!
Isto é muito claro em todos os setores—nem sempre o cliente sabe o que quer– porque ele não trabalhar no nosso setor, no nosso ramo. Nós é que temos a obrigação de, analisando o mercado, desenvolver produtos e serviços que irão surpreender e encantar nossos clientes.
Surpreender significa fazer o que o cliente NÃO ESPERA e para que isso seja possível temos que estudar o mercado e cada um de nossos clientes atuais ou potenciais.
Assim, o marketing é uma disciplina de estudo, de pesquisa, de conhecimento das tendências do mercado para que a empresa possa produzir, com rapidez, produtos e serviços que irão surpreender e encantar seus clientes.
Nessa tarefa de pesquisa e identificação das tendências, você deve, é claro, ouvir clientes, mas não só perguntar a eles o que eles desejam, pois boa parte deles não saberá ainda o que desejarão daqui a um tempo. Assim, é preciso inovar, criar, cismar, testar o tempo todo.
Descomplicar o marketing é uma tarefa urgente para toda empresa que queira vencer.
Pense nisso. Sucesso!