DIALOGAR EM VEZ DE AGREDIR
Escrito por Luiz Marins
A palavra diálogo tem sua origem no grego dia = através/entre + logos = sabedoria/conhecimento manifesto pela palavra.
Assim diálogo é a troca de conhecimento entre duas ou mais pessoas. Platão, principal discípulo de Sócrates escreveu seus famosos diálogos. Cada diálogo está dedicado a um tema (o de Parmênides aborda a questão das ideias, o de Fedro trata do amor, o Banquete é uma reflexão sobre o bem e o mal, e a República, um tratado sobre a justiça). Assim, já dizia Sócrates, o diálogo é o mais seguro caminho para a o conhecimento e a sabedoria.
Escrevo isso porque nunca vi tanta incapacidade de dialogar como tenho visto hoje. As pessoas partem logo para a acusação, para a agressão verbal, como se isso fosse o normal, o aceitável e o desejável. Com isso todos se mantêm na própria ignorância. Não há crescimento, não há evolução, não há abertura de mentes.
É preciso redescobrir o diálogo verdadeiro, respeitoso, que permite ideias contraditórias, que faz com que as partes se sintam livres e até incentivadas a expressar seus pensamentos.
A incapacidade de dialogar está tornando a vida quase insuportável. Basta olhar as postagens e os comentários nas redes sociais. Impera a agressão verbal, a acusação, a intolerância à opinião alheia.
Até mesmo entre casais o diálogo está difícil. Sem respeito não há diálogo e sem diálogo não pode haver respeito. É uma guerra constante!
Até mesmo entre amigas de longa data, o diálogo está difícil, me disse uma senhora com muita tristeza nos olhos.
Vejo o mesmo acontecer nas empresas. Sem diálogo, pessoas se acusam, pessoas ofendem e se sentem ofendidas, o cliente é mal atendido, a qualidade desaba.
Na política nem vale a pena comentar. O diálogo parece ter morrido por falta de oxigênio.
É preciso redescobrir o diálogo. É preciso deixar que a razão volte a dominar as conversas. Todos nós ganharemos muito.
Pense nisso. Sucesso!
______________________
PENSE NISSO:
- Você é capaz de dialogar com pessoas que pensam diferente de você?
- Você é capaz de ouvir a opinião de alguém e discordar dela sem agredir, sem acusar, com calma e serenidade?
- Você é uma pessoa que se acha dona da verdade?
- Você é capaz de dialogar?