“FALAM MUITO, MAS NÃO DÃO O EXEMPLO”
Luiz Marins
Há empresas e pessoas que se iludem ao achar que seja possível realizar mudanças de comportamento em seus subordinados sem, primeiro, dar o exemplo. O velho ditado “faça o que eu mando e não faça o que eu faço” na verdade nunca teve sentido algum. A liderança eficaz tem como base o ditado latino “as palavras movem; os exemplos arrastam”, ou seja pouco adianta falar o tempo todo sobre alguma coisa. Dê primeiro o exemplo e tudo começará a acontecer.
Conheço chefes, supervisores, encarregados, gerentes e diretores que fazem belos discursos pela ética; pela excelência no atendimento ao cliente; pela obsessão pela qualidade, mas que, dão exemplos absolutamente contrários aos seus discursos.
Essa incoerência entre o discurso e a prática é o maior problema das empresas e das pessoas. O descrédito de pessoas e empresas vem justamente daí. Elas dizem uma coisa na publicidade ou mesmo em seus pronunciamentos públicos e na prática as coisas ocorrem de maneira quase oposta.
O líder deve ser um timoneiro que não só fala bonito, grita e diz “vamos lá”, mas aquele que em muitas ocasiões assume o comando, pega o timão e dirige o barco para locais mais seguros. Só assim terá o respeito de seus liderados.
Conheço falsos líderes que mandam fazer aquilo que jamais fizeram ou tiveram a disposição de fazer. Conheço falsos líderes que colocam seus liderados em situações de extrema dificuldade e se omitem na hora de assumir responsabilidades, isto é, de responder pela sua equipe. Conheço falsos líderes que são heróis de fachada e fogem da luta quando ela se apresenta pra valer.
É preciso lembrar que a liderança eficaz só acontece através do exemplo. E esse exemplo tem que ser dado no dia a dia, nas pequenas coisas, nos detalhes do cotidiano, na forma de falar, de se expressar, de conduzir a resolução de um problema.
Pense se você tem total coerência entre o discurso e a prática. Pense se você lidera pelo seu exemplo de comprometimento, atenção aos detalhes, respeito, ética e honestidade.
Pense nisso. Sucesso!