PARA GANHAR DO ATACADO É PRECISO SABER PERDER NO VAREJO
Luiz Marins
Tem gente que não sabe que a regra do sucesso é saber ganhar no atacado e, muitas vezes, aceitar perder no varejo. Gente que só quer ganhar, na maioria das vezes, acaba ganhando no varejo e perdendo no atacado. Ganha nas pequenas coisas e perde nas grandes coisas que realmente interessam no longo prazo. Ter uma visão “curta” é fatal para o sucesso. Discutir e brigar por migalhas, não aceitar pequenas perdas pode fazer uma grande ideia ou um grande projeto não sair do papel. Quantas vezes vejo grandes negócios não serem concretizados por detalhes que no cômputo geral pouca importância teriam. É preciso ter uma visão global dos resultados a longo prazo e não ficar “empacado” em detalhes que fazem pouca diferença.
Mas há pessoas que não enxergam isso e inviabilizam grandes negócios e projetos porque não admitem “serem passados para trás” em coisa alguma e aí a negociação emperra, não sai e todos perdem.
Fico intrigado ao ver funcionários que têm a mesma atitude com relação à empresa em que trabalham. Cobram todos os minutos “extras” que fazem. Cobram todas as “micro despesas” efetuadas. Não admitem dar um pouco do seu tempo ou de seus recursos com vistas ao futuro. São pessoas mesquinhas que vivem controlando minúcias em benefício próprio. E depois reclamam que não são promovidas, não são vistas como comprometidas e, portanto, são pobremente avaliadas. Fico intrigado ao ver pessoas querendo dar “pequenos golpes” deixando de pagar pequenas contas que de tão pequenas são incobráveis como um interurbano em telefone alheio ou um chopp após a conta ter sido encerrada num restaurante ou outras coisas do tipo.
Nesta semana, gostaria que você pensasse um pouco se você tem tido a visão de ganhar no atacado sabendo perder no varejo quando necessário.
Pense nisso. Sucesso!