COMO MOTIVAR AS NOVAS GERAÇÕES?
Luiz Marins
A geração Z, também chamada de Geração “C” = Connected ou Conectada. São os jovens nativos digitais que nasceram e vivem mergulhadas neste mundo multimídia da internet e agora com os aplicativos de Inteligência Artificial (IA). Esses “conectados” estão agora entrando no mercado de trabalho e tendo enorme dificuldade em se adaptar.
A reclamação é de ambos os lados, pois os empregadores também não conseguem entender e, portanto, trabalhar com essa geração que vem sendo acusada de folgada, descomprometida, impaciente, desatenciosa, mal educada, etc.
Do lado dos nativos digitais a reclamação é que os chefes e patrões não passam de “velhos caretas”, lentos demais, chatos, mandões que só vivem para trabalhar.
O que fazer?
Os dois lados terão que buscar um diálogo que, embora difícil, é possível. Os mais velhos devem entender que o mundo é mesmo digital. Quem for analógico já está condenado a fóssil. E os “conectados” devem entender que os mais velhos é que construíram esse mundo e o progresso que ele tem, portanto não são totalmente “babacas”.
Como o próprio nome dessa geração aponta, ela é “conectada”, ou seja, prefere trabalhar em redes, times, conectada a outras pessoas. O trabalho individual, parado, rotineiro não faz sentido para essa “tribo”. Assim, para motivar essa geração é preciso fazer com que eles trabalhem em times, conectados, trocando experiências e utilizando toda a riqueza da informação digital disponível.
Essa geração quer experimentar, vivenciar, participar. A experiência vivencial a motiva mais do que teorias abstratas. E esse é um enorme desafio para empresas e dirigentes. O que motiva essa geração é participar em todas as etapas do processo e não apenas de partes fragmentadas. Elas não obedecem por obedecer. Elas obedecem por compreender.
A verdade é que sem diálogo, esse choque de gerações irá virar um verdadeira batalha que não nos levará a sucesso algum. Em vez de críticas e incompreensões temos que buscar um caminho ganha-ganha onde o melhor das duas gerações possa criar um espaço para que todos ganhem.
Pense nisso. Sucesso!