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  • Nove dicas para sua gestão do tempo

    NOVE (09) DICAS PARA SUA GESTÃO DO TEMPO

     

    Luiz Marins

     

    Para fazer uma gestão do tempo eficaz de forma prática, é importante seguir algumas estratégias e técnicas que podem ajudar a aumentar a produtividade e melhorar a organização das atividades diárias. Aqui estão algumas dicas:

    1. Defina objetivos claros:

    Estabeleça objetivos claros e com prazos determinados. Cuidado para não colocar como objetivo as coisas mais fáceis ou prazerosas.

    2. Priorize suas tarefas:

    Classifique as tarefas em ESSENCIAL, IMPORTANTE E ACIDENTAL.  Identifique as tarefas que são essenciais e não só urgentes e concentre-se nelas primeiro. Cuidado para não viver apagando incêndios, fazendo só as coisas urgentes por deixar tudo para a última hora.

    3. Utilize a Técnica do Queijo Suíço:

    Vá fazendo buracos em suas tarefas que são muito longas e demandam muito tempo. Hoje faça uma parte; amanhã outra e assim por diante, até que no prazo determinado toda a tarefa esteja completa.

    1. Procure estabelecer alguns horários específicos:

    Defina horários específicos para realizar cada tipo de tarefa, como responder WhatsApp, e-mails, entrar nas redes sociais, fazer reuniões, trabalhos criativos e prazerosos etc. Mantenha uma rotina consistente.

    5. Elimine distrações:

    Identifique e elimine ou minimize as distrações que podem consumir seu tempo, como redes sociais, notificações de celular etc. Desligue o sinal sonoro de seu WhatsApp e mensagens deixando somente ligados para os contatos essenciais.

    6. Faça pausas durante o trabalho para relaxar e se concentrar melhor:

    Trabalhe em blocos de tempo de 25 minutos focados em uma única tarefa, seguidos por uma pausa de 5 minutos. Isso ajuda a manter a concentração e a produtividade.

    7. Aprenda a delegar tarefas:

    Se possível, delegue tarefas que possam ser realizadas por outras pessoas, liberando tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas. Não queira abraçar tudo!

    1. Aprenda a dizer não:

    Não assuma mais responsabilidades do que pode gerenciar. Saiba dizer não a tarefas que não são prioritárias ou que não caibam em sua carga de trabalho atual. Acabe com a ansiedade de querer participar de tudo.

    9. Revise e ajuste sua rotina:

    Regularmente, revise sua forma de gerenciar o tempo, identifique o que está funcionando e o que pode ser melhorado, e faça ajustes conforme necessário.

    Ao aplicar essas práticas de gestão do tempo no seu dia a dia de forma consistente, você poderá melhorar sua produtividade, reduzir o estresse e alcançar seus objetivos de forma mais eficaz em tempos disruptivos.

    Pense nisso. Sucesso!

     

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