MOTIVAR: O ÚNICO PODER!
Luiz Marins
O único e real poder que hoje tem um chefe, é o de “motivar” seus subordinados para que “vistam a camisa” da empresa. Foi-se o tempo em que “mandar” bastava. Hoje, empregados já não obedecem mais cegamente seus chefes como antigamente, ou mesmo como há alguns anos atrás. Há mais opções disponíveis no mercado de emprego. Os empregados já não têm mais o medo que tinham de perder seus lugares e os chefes à moda antiga, ficam literalmente perdidos quando vêm que “mandam”, mas são pouco obedecidos, ou mesmo até ouvidos.
O que fazer? Ressuscitar os velhos e fiéis empregados? A verdade é que se houve esse tempo, eles não mais voltarão. Agora, o chefe moderno só tem mesmo um “PODER”. E esse poder é o de “MOTIVAR SEUS SUBORDINADOS”
E o que é MOTIVAR?
Motivar é oferecer “Motivos”. As pessoas de hoje precisam de motivos, (além do simples salário) para trabalhar, produzir, competir, vencer. As opções aumentaram. Os apelos são maiores e mais fortes. As exigências de “qualidade de vida, lazer, recreação, preocupação com o tempo livre, etc.” nunca foram tão importantes para o indivíduo quanto nesta década.
Para “Motivar” é preciso fazer com que o funcionário sinta-se em constante desenvolvimento. Crescendo a cada dia. Não estar caindo numa rotina maçante e massificante. Motivar é participar do crescimento profissional do funcionário, fazê-lo crescer. Motivar é ouvir. Motivar é fazer com que ele sinta-se membro ativo da empresa, desde o planejamento até à implementação de planos e projetos.
Pense e procure ver quais os “fatores motivacionais” que você e sua empresa têm proporcionado a seus colaboradores.
- As pessoas que trabalham com você se sentem crescendo a cada dia? Ou elas são peças num tabuleiro que só alguns conhecem o jogo?
- Elas têm reais “motivos” para ter a dedicação que você gostaria que tivessem? Como você mesmo se comportaria como seu subordinado? Motivado? Vestindo a camisa?
Essas são breves perguntas que sugiro que você responda nesta semana.
Boa Semana. Sucesso!