A SOLUÇÃO ESTÁ ONDE VOCÊ MENOS ESPERA
Luiz Marins
Por que alguém de fora consegue ver coisas que nós, que estamos há anos na empresa não enxergamos?
Em meus muitos anos de consultoria testemunhei a perplexidade dos gestores ao apontarmos uma solução simples para um problema que enfrentavam há anos.
E o que mais sempre impressionou esses gestores é que a solução estava lá mesmo, dentro da empresa, debaixo do nariz de todos e, simplesmente, não enxergavam.
A grande verdade é que a maioria das soluções para os problemas de uma empresa ou organização está dentro da própria empresa e não fora dela.
As pessoas que trabalham no mesmo lugar se acostumam com “paisagem” como costumo dizer e não enxergam mais os detalhes do que ocorre no dia a dia.
Além disso, as pessoas que convivem no cotidiano raramente são ouvidas em relação à solução de problemas que ocorrem. Elas comentam sobre os problemas fora da empresa, mas dentro da organização, o clima não permite reclamações e propostas que poderão tirar as pessoas de sua zona de conforto, especialmente se o problema e sua solução se referir aos níveis de chefia.
Assim, alguém de fora, sem conhecer os meandros da hierarquia e o peso “político” das pessoas, consegue ver, o que, na verdade, muitos de dentro também veem, mas não se sentem confortáveis em falar.
Esse é o mais triste: Uma pessoa de fora vai dizer o que muitos de dentro já sabiam e não tiveram a oportunidade de falar, seja por não terem sido consultadas ou por não terem condições de falar e essa pessoa de fora levará os louros da proposta ou descoberta da solução, o que é altamente desmotivador para os colaboradores que já sabiam dessa solução. Vi isso acontecer dezenas de vezes.
Portanto, o meu conselho é que os gestores saiam de suas salas e vão conversar com os colaboradores de forma franca, sem medo, sem censura. São nessas conversas que as soluções aparecem.
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
- Muitas vezes, as soluções aparecem em situações informais como uma confraternização, um churrasco, onde os colaboradores se sentem mais livres para falar sem medo de ofender ou de outras consequências.
- Assim, é preciso promover essas ocasiões informais para ouvir descontraidamente as pessoas, inclusive com a presença de fornecedores e terceirizados que poderão ter boas ideias para nossa organização.



Usuários hoje : 1463
Total de usuários : 551010













