Escrito por Luiz Marins
Quem será o responsável pela qualidade do ambiente numa empresa? Serão apenas as pessoas de um departamento ou setor? Serão apenas os chefes? Apenas os subordinados? Apenas o pessoal da limpeza e conservação?
Fui o primeiro professor de Ecologia Humana do Brasil, em 1973, na Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, quando introduzimos essa disciplina para os cursos de graduação. Numa das aulas discutíamos sobre a poluição ambiental do campus e o quanto os próprios alunos eram responsáveis por essa situação. Logo após a aula, no intervalo, pedi para o pessoal da psicologia experimental observar e filmar os mesmos alunos. Vimos que eles próprios, que haviam severamente criticado os danos ao ambiente, jogaram papéis no chão, latas de refrigerantes e sacos plásticos em locais não apropriados. Ao voltarem à sala, apresentamos o filme e os alunos, surpresos, disseram: “não sabíamos que estávamos sendo observados e filmados.” É fácil criticar. Difícil é mudar nosso comportamento, expliquei aos alunos já naquela época.
Tenho visitado empresas e visto problemas pequenos e não tão pequenos em relação ao meio-ambiente e quando chamo a atenção de quem está comigo, essas pessoas sempre acusam um departamento ou setor que “deveria olhar para isso”. Vejo que ninguém se sente “responsável”, isto é, determinado a “responder” pelo ambiente.
É preciso, de uma vez por todas, que nos conscientizemos de que a responsabilidade pela qualidade do ambiente em que vivemos e trabalhamos é de todos nós. Em relação ao ambiente, todos deveríamos ter como meta a seguinte frase: “Se eu vir, ouvir ou souber de algum problema que prejudique o meio-ambiente, o problema é meu e devo agir para corrigí-lo”.
Se formos esperar que alguém ou os responsáveis por algum departamento específico tomem todas as providências sem a nossa participação direta, teremos um ambiente degradado em busca de culpados. E não é isso que precisamos.
Nossa consciência ambiental não pode ficar apenas em discursos,
mas em ações efetivas que todos temos que tomar.
Pense nisso. Sucesso!




Usuários hoje : 1484
Total de usuários : 551031













