Escrito por Luiz Marins
Quando a gente reclamava de alguma coisa – do emprego, da falta de tempo, da falta de dinheiro, etc. – minha avó sempre dizia: Quem tem dó de angu, não cria cachorro!
Hoje vejo como minha avó tinha razão em seu velho ditado. Vejo empregados e empresários reclamando de coisas que são absolutamente inerentes à sua situação de empresários ou empregados. Vejo pessoas que dizem não ter tempo e outras que não acham o que fazer. Pessoas que reclamam de viajar muito e outras de nunca viajar; de ter muitos empregados e outras de não poder tê-los.
Enfim, boa parte das pessoas parece não compreender coisas tão simples quanto o fato de não dá para ter dó de angu e querer criar cachorro. Assim, por exemplo, se você não quer ter dores de cabeça e quer viver uma vida tranqüila e sem riscos, não pode ser empresário. Se quer ter uma vida com mais conforto material, precisa trabalhar mais. Se quer ser promovido em seu emprego, precisa comprometer-se mais. Se quer ter uma velhice com conforto, precisa poupar durante toda a vida e assim por diante. Muita gente quer coisas contraditórias e age contraditoriamente. E depois reclama que as coisas são difíceis e que não dão certo. É claro! Não dá só para ter os benefícios e vantagens de alguma profissão ou empresa. Se você tem um restaurante, não reclame de não ter finais de semana para passeios. Se você é vigia noturno, não reclame de passar as noites acordado…
Lembre-se: Quem tem dó de angu, não cria cachorro!
Pense nisso. Sucesso!