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  • Toda energia neste segundo semestre

    TODA ENEGIA NESTE SEGUNDO SEMESTRE

     

    Luiz Marins

     

    Por várias razões, a economia e, portanto, as vendas em geral, em todos os setores—agro, indústria, comércio e serviços—costumam ser mais aquecidas no segundo semestre.

    Historicamente, tanto as vendas pelo varejo tradicional como via  e-commerce tem sua principal curva de crescimento no segundo semestre: é que este é um período com datas importantes, dentre elas a Black Friday e o Natal.

    Geralmente também no segundo semestre, a economia é favorecida pelo pagamento de 13º salário por parte das empresas e em anos eleitorais o aquecimento das campanhas etc.

    É também nessa época do ano que alguns bancos oferecem créditos de antecipação da restituição do imposto de renda e algumas empresas pagam bonificação aos seus funcionários – ou seja, temos mais dinheiro na praça.

    Portanto, temos, no segundo semestre, a oportunidade – usando o padrão de comportamento do consumidor brasileiro e a injeção de mais dinheiro na economia – de melhorar os resultados alcançados por nossas empresas. Agora é a hora de dar toda a energia em vendas.

    Agora é a hora de fazer um bom planejamento de vendas para este semestre, envolvendo toda a empresa para que nenhuma venda seja perdida para a concorrência, pois, com certeza, a concorrência estará atenta e estudando todas as oportunidades que o segundo semestre oferece.

    Aqui vão algumas ações que temos que fazer:

    • Estudar cada vez melhor nossos produtos e serviços, formas de financiamento e as formas de oferece-los melhor;
    • Estudar cada cliente atual e potencial para decidir a melhor forma de abordá-lo;
    • Participar de feiras, eventos e não perder nenhuma oportunidade de vendas;
    • Preparar nosso pessoal interno para que entendam que todos na empresa somos vendedores, não importando em que departamento trabalhemos;
    • Energizar o time comercial e de marketing mostrando as oportunidades do segundo semestre e como aproveita-las;
    • Criar um clima empresarial positivo, de sucesso, de energia e motivação.

    Portanto, é preciso levar a sério e planejar bem as ações que iremos empreender. Não basta deixar as coisas correrem soltas, sem planejamento envolvendo a empresa toda.

    Pense nisso. Sucesso!

     

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