Há empresas que me dizem não ter recursos para adquirir material atualizado para treinar seus colaboradores. Afirmam ainda que palestrantes são muito caros e pouco acessíveis à pequena e média empresa.
Sem querer polemizar muito esse tema, o que tenho visto é uma grande acomodação. Há hoje meios, quase sem custo, para treinar funcionários.
A televisão é um deles. Há excelentes programas que podem ser gravados e levados à discussão dentro da empresa. Mesmo um bom filme pode ser um excelente tema para uma discussão de crenças e valores ou mesmo de comportamentos e atitudes em relação a clientes, colaboradores internos e externos e até para uma análise de mercado.
Outro meio são conferências e palestras ofertadas quase graciosamente por associações de classe, clubes de serviço, sindicatos, etc. Basta um contato com a entidade promotora e com certeza alguns lugares serão cedidos até com muito prazer, pois esses eventos, muitas vezes, carecem de assistência.
Na própria internet, a empresa interessada poderá encontrar uma infinidade de textos, apresentações ou pequenos filmes de que poderá fazer uso sem custo algum. Isso sem falar da possibilidade de intercâmbio com outras empresas de sua região através da permuta de material instrucional e mesmo de pessoal apto a realizar pequenos treinamentos ou palestras num rico processo de troca de experiências.
A verdade é que não há mais desculpa válida para uma empresa não treinar seus colaboradores. É só querer. É só ter a determinação de fazer. É só ser mais proativa e não ficar esperando que as coisas aconteçam. Hoje, mais do que nunca é preciso ir atrás, buscar. E quem buscar, encontrará.
Analise todas as oportunidades que existem para treinar o seu pessoal com baixo custo e alta qualidade.
Nesta semana, pense nisso. Sucesso!