UMA EPIDEMIA DE ANSIEDADE
Luiz Marins
Tenho encontrado nas empresas e organizações, um ambiente generalizado de ansiedade. Pessoas extremamente ansiosas, causam sérias repercussões na produtividade, nos relacionamentos com colegas, clientes e fornecedores e na qualidade de vida.
No mundo acelerado em que vivemos, a ansiedade se tornou quase uma epidemia.
A constante busca por desempenho e sucesso; a necessidade de estar sempre conectado e a pressão por corresponder às expectativas das outras pessoas criam um ambiente propício para o florescimento dessa epidemia.
O avanço tecnológico; as falsas aparência de felicidade disseminadas nas redes sociais por amigos, colegas e familiares; a pressão social por sucesso imediato; a busca desenfreada por lazer e pela conquista de bens materiais; a incerteza do futuro e inúmeros outros fatores contribuem para a disseminação desse sentimento avassalador.
Assim, a saúde mental, por muito tempo negligenciada, ganha cada vez mais destaque, à medida que percebemos o impacto da ansiedade na qualidade de vida das pessoas.
É crucial que a sociedade como um todo reconheça a gravidade desse problema e busque alternativas para lidar com ele. A empatia, o apoio mútuo e o entendimento das causas subjacentes à ansiedade, são passos essenciais para enfrentar essa epidemia. Além disso, a promoção de ambientes saudáveis, a disseminação de informações sobre saúde mental, uma valorização da espiritualidade e do pertencimento a uma religião e o acesso a tratamentos adequados são fundamentais para mitigar os efeitos desse mal contemporâneo.
Enquanto indivíduos e como sociedade, é preciso reconhecer a importância de cuidar da saúde mental e combater a epidemia de ansiedade. Somente assim poderemos construir um futuro onde o equilíbrio emocional seja uma realidade para todos.
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
- Você é uma pessoa ansiosa?
- Você tem convivido com pessoas ansiosas?
- Você tem procurado combater a ansiedade sem necessitar do auxílio de medicamentos fortes?
- Você tem dormido bem?
- Você já pensou em rever suas expectativas, muitas vezes, ingênuas e irreais em relação à sua vida pessoal e profissional?
- Você tem uma vida espiritual e religiosa ativa?