Escrito por Luiz Marins
- Capacidade de aprendizagem;
- Dinamismo;
- Motivação;
- Identificação do candidato com a empresa;
- Capacidade de trabalhar em equipe;
- Comprometimento com os resultados do trabalho;
- Capacidade de cumprir prazos e horários;
- Capacidade de comunicar-se e saber expor um ponto de vista.
Estes pontos me foram passados por algumas agências especializadas em recrutamento e seleção que consultei. Agora responda: você seria recontratado para a mesma função que está exercendo hoje em sua empresa? Você preenche os requisitos acima? Você tem consciência de que há muita gente querendo o seu lugar?
Um dos mais interessantes exercícios que pessoas de sucesso fazem é pensar e agir como se cada dia fosse o seu primeiro dia de trabalho. Pensando e agindo assim, elas não se acomodam, não ficam arrogantes, não perdem a noção e a perspectiva da realidade de sua posição. Pensando e agindo assim, elas continuam interessadas em aprender, a ter o dinamismo do começo, a encontrar motivação na rotina, a identificar-se com os objetivos da empresa, a trabalhar em equipe, a fazer tudo para que a empresa obtenha melhores resultados, a cumprir prazos e horários e procurar comunicar-se melhor com seus chefes, colegas, clientes e fornecedores. Daí o seu sucesso.
Conheço pessoas que trabalham olhando para o relógio, se economizando, fazendo menos do que são capazes. Conheço pessoas que são verdadeiros sonâmbulos no trabalho. Conheço os que torcem contra, fazem fofocas, não cumprem prazos nem horários, não colaboram, não participam e não demonstram ter o mínimo desejo de aprender. Daí o seu fracasso.
Você seria recontratado em seu emprego?
Pense nisso. Sucesso!