A SABEDORIA DE EVITAR CONFLITOS
Luiz Marins
Uma das mais importantes coisas que a experiência e até a idade nos ensinam é evitar conflitos desnecessários.
Em meu trabalho de consultor vejo sérios conflitos instalados que poderiam ter sido evitados por um pouco de bom senso e sabedoria e se tivessem sido tratados com antecedência, quando os ânimos ainda estavam controlados.
Um conflito já instalado é de difícil solução. As partes vão escalando suas ofensas. A energia é drenada para as estratégias da “guerra” e o clima vai se tornando a cada dia mais insuportável com pessoas assumindo os lados de acordo com suas conveniências pessoais e quem perde é a própria empresa pois a produtividade é sempre muito comprometida e as notícias do conflito se espalham para clientes e fornecedores com uma rapidez inimaginável.
É preciso evitar os conflitos desnecessários antes que eles ocorram.
O problema é que em todas as empresas e organizações haverá sempre pessoas interessadas em instalar conflitos, seja para prejudicar pessoas de quem não gostam, seja para mostrar poder, seja para ver o “circo pegar fogo” como se diz popularmente.
Assim, a fofoca, mãe de quase todos os conflitos precisa ser combatida e suas fontes eliminadas, antes que se torne um conflito instalado de difícil reversão.
E não há remédio mágico para evitar conflitos a não ser o diálogo franco e aberto e a atenta observação das lideranças que nunca devem menosprezar os efeitos nocivos de um ambiente de fofocas e de pequenas brigas entre departamentos, que podem rapidamente se transformar em sérios conflitos.
E a verdade é que a maioria dos sérios conflitos que tenho analisado, começaram por uma bobagem, um fato de pouca relevância e principalmente pela imaturidade das lideranças.
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
Uma das maiores responsabilidades de qualquer líder é evitar conflitos desnecessários entre seus liderados e entre empresas, setores e departamentos sob sua liderança.





Usuários hoje : 470
Total de usuários : 533470













