• Pesquisa I

    O que você mais quer em relação a seu emprego?
  • Pesquisa II

     Qual o maior problema que você vê ou sente na sua empresa?
  • Visitas Totais

    533685
    Usuários hoje : 685
    Total de usuários : 533685
  • Leia este experimento antropológico e veja que todos têm razão. Quem tem razão?

    QUEM TEM RAZÃO?

     

    Luiz Marins

     

    How to Leverage Self-Doubt | Psychology TodayFizemos um pequeno experimento antropológico em algumas empresas com as quais trabalhamos em nossa consultoria.

    Iniciamos uma discussão que, com certeza, não teria consenso. O tema era polêmico. Deixamos a discussão correr solta até que começamos a fazer a mediação entre os vários lados e as várias opiniões contrárias entre si para tentar saber dos participantes quem tinha razão sobre aquele tema apresentado.

    O resultado foi que todos os lados afirmavam ter razão. E por mais que mostrássemos dados concretos, numéricos e irrefutáveis, todos os lados ainda afirmavam ter razão, independentemente das claras evidências contrárias.

    Embora os dados apresentados tivessem fonte segura e confiável, os que não concordavam continuavam com a sua opinião dizendo que os dados apresentados poderiam ser falsos ou manipulados, por mais corretas e confiáveis que fossem as fontes.

    Fizemos esse experimento para mostrar às lideranças o quanto é difícil fazer alguém mudar de opinião quando ela é arraigada e consolidada pela emoção e não pela razão.

    Assim, numa discussão sobre temas polêmicos todas as pessoas acreditam que a razão está com elas e será sempre extremamente difícil fazê-las mudar de opinião.

    E no Brasil, por nossa cultura latina, quase toda discussão se torna emocional com as pessoas ficando com alguma dificuldade de relacionamento após essas discussões, podendo criar sérias desarmonias no time, comprometendo a produtividade e o clima empresarial

    Após o experimento fizemos uma análise dos resultados com os líderes e a conclusão foi a de que no trabalho e na empresa, devemos evitar temas polêmicos, ideológicos ou referentes a preferências pessoais como religião, esportes, e outros.

    E quando a discussão se tornar necessária por se referir à realidade da empresa, seja na qualidade dos produtos ou serviços ou relacionamento com clientes e fornecedores, a liderança deve trabalhar o mais possível com dados concretos, números e evidências para tentar evitar que as emoções assumam o comando.

    Pense nisso. Sucesso!

     


     

    Pense nisso:

    • Um dos maiores desafios da liderança é construir a harmonia do seu time, mas uma harmonia que não comprometa o desempenho e os fatores essenciais de sucesso da empresa.

     

  • Enquetes: vote e veja os resultados

  • Redes Sociais

  • Associadas

  • Notícias Entrevistas Televisão

  • TUTORIAIS

    Como criar / editar posts

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas

    Como criar mensagem em vídeo

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas