• Pesquisa I

    O que você mais procura numa pessoa ao contratá-la para sua empresa?
    • Adicione sua resposta
  • Pesquisa II

    Qual o maior desafio do executivo ou trabalhador nos dias de hoje?
  • Visitas Totais

    503913
    Usuários hoje : 680
    Total de usuários : 503913
  • Por que pessoas e empresas poderosas caem? Quais os passos da queda dos poderosos?

    COMO CAEM OS PODEROSOS

     

    Luiz Marins

     

    How the Mighty Fall: And Why Some Companies Never Give InNa semana de 24 a 30 de janeiro de 2010, escrevi uma mensagem Motivação & Sucesso (foto)  sobre o então mais recente livro de Jim Collins, “How the Mighty Fall” (Como caem os poderosos) até aquela data não publicado no Brasil. Jim Collins até hoje é considerado um dos mais respeitados consultores do mundo empresarial. Nesse livro, um dos maiores best-sellers mundiais, ele nos mostra que a queda de empresas poderosas e tidas como imbatíveis começa muito antes de que os sinais externos sejam visíveis. Ele nos diz que a queda de empresas ocorre em cinco estágios, quase sempre consecutivos:

    Estágio 1 – Soberba e arrogância –     A queda de uma empresa se inicia quando ela começa se achar imbatível e vê o próprio sucesso como “merecido”. Ela acredita que não precisa mais aprender e começa a desprezar os fatores que a trouxeram ao sucesso;

    Estágio 2Querer sempre mais de forma indisciplinada – Neste estágio, a empresa, arrogante, quer crescer, crescer e crescer e começa a entrar em setores sobre os quais pouco entende. Ela acredita que seu tamanho é suficiente para fazer qualquer negócio prosperar. Essa obsessão pelo crescimento fora de seu foco,  usa toda a energia que seria necessária para fazê-la crescer onde ela tem competência;

    Estágio 3Negação de risco e perigo – Neste estágio, que é quase um produto dos dois anteriores, a empresa entra em movimentos ousados demais, audaciosos demais, sem analisar os riscos e os perigos de sua audácia. A arrogante certeza de que não pode falhar, faz com que ela assuma projetos mirabolantes e a torna cega e surda a quaisquer avisos de que as coisas podem não dar certo;

    Estágio 4Quando bate o desespero pela salvação – Aqui a empresa já está em visível declínio. As ações perdem valor de mercado. O crédito começa a escassear. Neste estágio a empresa começa a buscar a “fórmula mágica” que a salvará. Um novo produto. Uma reestruturação geral. Novos dirigentes. O pânico se instala. Os melhores talentos deixam a empresa. Procura-se um líder salvador!

    Estágio 5Rendição ou morte. Estágio  que dispensa qualquer comentário.

    O autor explica que é possível reverter a queda, mas é preciso estar muito atento e perceber quando a arrogância começa a dar o ar de sua graça para acabar com ela, antes que ela mate a empresa.

    Em palestras, seminários e cursos que tive a oportunidade de participar com o grande Jim Collins, inclusive sobre a extensa pesquisa que deu origem ao livro que estamos comentando, ele sempre afirmou que esses estágios da queda de empresas poderosas, são exatamente os mesmos para seres humanos, executivos, empresários, enfim para qualquer pessoa que tenha uma posição de chefia e liderança.

    Recomendo, portanto, que você leia este livro, já publicado no Brasil com o título “Como as Gigantes Caem”. Vale e vale muito para que entendamos as razões e evitemos a queda de nossas organizações e a nossa própria queda.

    Pense nisso. Sucesso!

     

  • Enquetes: vote e veja os resultados

  • Redes Sociais

  • Associadas

  • Notícias Entrevistas Televisão

  • TUTORIAIS

    Como criar / editar posts

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas

    Como criar mensagem em vídeo

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas