• Pesquisa I

    O que você acha mais importante para uma empresa conquistar você como cliente?
  • Pesquisa II

    O que mais irrita você no relacionamento com uma empresa?
  • Visitas Totais

    503911
    Usuários hoje : 678
    Total de usuários : 503911
  • Conheça a Força da Motivação Cognitiva

    A FORÇA DA MOTIVAÇÃO COGNITIVA

     

    Luiz Marins

     

    A vida nos apresenta incontáveis desafios: situações que não entendemos, não desejamos ou a dura realidade que gostaríamos de mudar. Muitas delas fogem ao nosso controle, e essa é uma realidade universal.

    Diante disso, como reagir? Resignação? Revolta? Espera passiva por um milagre? A resposta está em equilibrar aceitação, ação e razão.

    Como reagir às adversidades da vida é um eterno dilema humano. Aceitar o que não podemos mudar é um ato de sabedoria, não de fraqueza. A realidade impõe limites, e reconhecê-los é o primeiro passo para agir com clareza.  Perguntar-se “por que eu?” raramente traz respostas. A vida não escolhe vítimas, e o sofrimento não é um julgamento. A pergunta produtiva é “Como seguir em frente?”

    A amargura, o dó de si próprio e a autopiedade amplificam a dor. Revoltar-se contra o inevitável consome uma grande energia que poderia ser direcionada à solução do problema.

    A emoção nos paralisa: gera autocomiseração, vergonha ou dependência de ajuda externa.

    A razão nos move: orienta para a ação, disciplina e aceitação consciente dos nossos limites. A razão nos ajuda a reconhecer nossas capacidades e fraquezas sem dramatização e priorizar soluções (tratamentos, planejamento, disciplina) em vez de lamentações.

    Mas é preciso nunca esquecer que a motivação cognitiva é uma decisão interna. Ela surge quando assumimos o controle e substituímos a pergunta “por que eu?” por “como posso enfrentar isso?”. 

    Ela também nos ajudar a cultivar as virtudes como a fé, a esperança de que a ação trará as mudanças necessárias e que desejamos e precisamos e a caridade que nos dá a força para apoiar o próximo, mesmo na dor.

    Devemos sempre nos lembrar que a vida não é justa, mas sua resposta a ela pode ser nobre e virtuosa. Enquanto a emoção amplia o caos, a razão constrói pontes. A motivação cognitiva não nega a dor, mas a transforma num poderoso combustível que nos dará energia para nunca desistirmos e seguir em frente.

    A chave da motivação está sempre em nossas mãos e temos que usá-la para caminhar, ir em frente, não desistir e não para nos trancar num quarto cheio de lamentações, de não aceitação da realidade concreta e de sofrimento.  É essa chave da motivação pela razão que  fará você abrir portas e lembrar que ninguém fará isso por você.

    Mas não se iluda:  a motivação cognitiva é uma escolha diária de agir com racionalidade, com o uso total da razão, usando todos os recursos disponíveis para enfrentar a realidade, vencendo as emoções negativas que pedem para que desistamos de lutar.  

    Pense nisso. Sucesso!

     

  • Enquetes: vote e veja os resultados

  • Redes Sociais

  • Associadas

  • Notícias Entrevistas Televisão

  • TUTORIAIS

    Como criar / editar posts

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas

    Como criar mensagem em vídeo

    Como criar / editar categorias

    Como editar páginas estáticas

    Como criar novas páginas